Veja Como Usar O Fgts Inativo Para Quitar Suas Dívidas

Veja como usar o FGTS inativo para quitar suas dívidas

Já estão disponíveis para utilizar, respeitando as datas é claro os saques das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) inativas, a partir disto, diversas instituições financeiras lançam ou mesmo avaliam oferecer serviços que antecipem este valor para os correntistas realizar o pagamento de contas, porém com cobrança de juros.

Quais bancos ofereceram esta facilidade?

De acordo com as informações divulgadas até agora, os valores devem ser liberados em até 24 horas em conta corrente e o pagamento é feito em uma única parcela na data onde o valor for liberado pelo governo. Existe a possibilidade de liquidar empréstimos antecipadamente com um bom abatimento de juros. As taxas de financiamento poderão variar entre 2,59% a 4,59% ao mês. No banco Santander o sistema funciona desta forma.

Já no Banco do Brasil, a instituição divulgou que o tema vem sendo avaliado, e se houver uma definição de liberar a linha de crédito para esta finalidade, os clientes podem sim ser contemplados.

Outras instituições como o Bradesco e o Itaú ainda não se manifestaram sobre o assunto.

Porque ocorreu esta antecipação?

Saiba que a antecipação ocorreu, pois, o presidente Michel Temer divulgou que existem em torno de 30 bilhões de reais parados e que devem estar em circulação no mercado do país em breve.

Os trabalhadores podem realizar os saques dos valores, mesmo que não possuam dívidas para pagar, mas a ideia do governo é que com estes recursos liberados, a população venha a quitar as suas dívidas.

Os especialistas apontam algumas dicas interessantes como por exemplo, se você tiver dívidas, procure aproveitar para quitar as mesmas. Caso você não tenha as dívidas, procure utilizar o seu dinheiro para fazer um investimento. Se não quiser fazer investimentos, é interessante pensar na aposentadoria lá na frente. Procure realizar as simulações de rentabilidade e visualize os lucros, desta forma você terá uma ideia de quanto este dinheiro poderá render para você.

Qualquer situação onde você quiser utilizar o dinheiro do FGTS vale a pena, é melhor ainda se você puder quitar uma dívida onde paga 10% ou mais de juros ao mês. Esta é uma boa oportunidade de começar o ano equilibrado financeiramente.

Como foi feita a liberação do benefício?

Inicialmente o governo tinha interesse em executar uma limitação de saques á mil reais, mas a ideia acabou caindo por terra justamente porque em torno de 86% das contas inativas do FGTS aptas para resgate possuem menos de um salário mínimo, o que agora foi devidamente ajustado em pouco mais de 920 reais. Os valores estimados atualmente estão entre 1 mil a até R$ 1,5 mil reais.

Atualmente a rentabilidade do FGTS é muito baixa comparando com outros tipos de investimento, e mesmo com todas as mudanças de remuneração do FGTS vale muito mais a pena pegar o dinheiro e investir em outros tipos de aplicações.

O trabalhador poderá ter várias contas inativas e nem mesmo sabe, uma vez que cada trabalho que for exercido por ele poderá gerar uma conta específica no FGTS. Com isto, mesmo que ele seja demitido de uma empresa e volte para ele após algum tempo, ele deverá ter duas contas de FGTS de uma mesma empresa, mas devem ser contas diferentes.

Por isso se você estiver dentro deste FGTS inativo e foi demitido até o dia 31 de dezembro de 2015 é possível também sacar seu dinheiro. Tenha atenção já que você não poderá sacar nenhum tipo de dinheiro do seu emprego atual.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PUBLICAÇÕES RECOMENDADAS