Seu amigo te deve? Veja essas dicas para cobrar amigos que devem
Compartilhe:
Seu amigo te deve? Veja essas dicas para cobrar amigos que devem
Saiba que esta é uma situação bastante complicada e difícil de lidar, cobrar amigos que devem. Se você emprestou dinheiro para um amigo, e está sem jeito de cobrar, é até mesmo difícil saber se comportar quando as relações financeiras e pessoais se misturam.
Muitas vezes pensamos ser racionais para tomar decisões financeiras, mas apesar disto, acabamos nos baseamos nas emoções. Além disto, as pesquisas mostram que sentimos um maior prazer ao ajudar alguém ao invés de receber dinheiro.
Para que você evite este problema, confira algumas dicas de como realizar esta cobrança sem perder o amigo. Além disto, tenha em mente que não é feio cobrar algo, mas existe uma forma correta para que não se crie um verdadeiro “climão”. Veja em seguida alguns conselhos para sair desta situação complicada, e ter seu dinheiro de volta sem sentir culpa por isso.
Procure mentalizar um prazo para isto
É fato que tudo que é combinado anteriormente evita possíveis amolações depois. A partir disto, ao emprestar dinheiro para qualquer pessoa, o interessante é que se possa estabelecer prazos para ter este dinheiro de volta, e ainda se quiser a porcentagem de juros a receber. Caso você não consiga fazer isto o processo de cobrança ficará complicado. Esta atitude tornará muito mais fácil o processo de cobrança.
Se você não combinou corretamente o prazo para pagamento, neste sentido será a hora de negociar uma data com o seu amigo devedor para que ele possa se organizar desta forma. Caso seja necessário, o pagamento poderá ser realizado em parcelas, desde que estas sejam em comum acordo.
Não fique com vergonha de cobrar
Se você tiver dificuldade de cobrar seu amigo, este pode ser um sinal de que nada vai bem. A cobrança nunca é fácil, mas tende a ser mais difícil se você, de forma inconsciente pensar que se for cobrar o amigo nunca mais ele irá gostar de você.
Pense na seguinte situação, assim como seu amigo não se constrangeu ao pedir o dinheiro, você não poderá se constranger ao cobrar este dinheiro de volta, é o que orienta os especialistas em economia.
Tenha cuidado e não deixe passar muito tempo para a cobrança
Caso o empréstimo ocorra em baixo valor, para pagar um almoço ou mesmo dividir um presente por exemplo, quanto antes você fizer esta cobrança melhor vai ser. Saiba que o tempo acaba tornando a cobrança mais constrangedora. Não é nada feio mandar uma mensagem com foto da nota fiscal, ou mesmo de dados da sua conta bancária apontando esta situação.
Tenha sinceridade e empatia na hora de fazer a cobrança
Para que a situação de cobrança não ocorra de forma mal educada ou mesmo antipática, procure conversar de forma bastante educada, e seja acima de tudo sincero ao explicar por que o dinheiro faz toda a diferença em seu orçamento. Procure também se comunicar em tudo o que quer com uma boa clareza, e não tenha rodeios.
Vale ser direto, honesto e principalmente criar empatia ao elencar motivos os quais você precisa de dinheiro. Procure mostrar o que está deixando de fazer, e diga que está se colocando no lugar do outro, e sabe que a situação financeira é difícil para todo mundo, inclusive para você mesmo.
É bastante grosseiro que se constranja a pessoa dizendo por exemplo, que ele não pagou você, mas que postou no Facebook que gastou dinheiro com uma viagem no feriado. Além disto, é bastante indelicado fofocar para outras pessoas que seu amigo deve o dinheiro.