Saiba Como Investir Em Fundos Imobiliários

Saiba como investir em fundos imobiliários

O ato de investir em shoppings, ou mesmo edifícios comerciais ou até mesmo galpões logísticos poderá ser algo menos arriscado e rentável do que colocar um imóvel para alugar. Existem cotas a partir de R$ 100 e rendimentos isentos de imposto de Renda, com isto os fundos imobiliários merecem muito mais atenção, visando a queda da Selic, atualmente de 10,25% ao ano, é possível ter boas alternativas de rendimentos.

É fato que o processo de rentabilidade dos fundos imobiliários tende a ficar mais atraentes a medida que os cortes de taxa básica de juros reduzem o retorno de investimentos de renda fixa, entre eles podemos citar o Tesouro Direto e o CDB.

A taxa Selic acabou sofrendo seis cortes consecutivos desde outubro de 2016, passando assim de 14,25% para os atuais 10,25% anual, e com isto existe uma expectativa de que a taxa acabe terminando o ano de 2017 em 8,5% ao ano, conforme a versão mais recente do Boletim Focus, meio de comunicação oficial do Banco Central.

Além disto, a indústria de fundos acabou por antecipar a expectativa de valorização de mercado imobiliário, com os preços em alta no último ano inclusive. Os índices de Fundos de Investimentos Imobiliários da B3 subiram mais de 27%.

Como são precificados os fundos imobiliários?

Saiba que cotados em Bolsa, os fundos imobiliários são devidamente precificados de forma antecipada, o que irá acontecer no futuro. Seus gestores projetaram uma recuperação de mercado imobiliário e que reagiram antes.

Junto do fundo imobiliário, você irá ganhar dinheiro com a renda de imóveis, a grande diferença é que ao invés de alugar seu imóvel sozinho, é possível comprar cotas de fundo de investimento que possui participação em lojas de shoppings ou mesmo escritórios de um prédio inteiro.

Fundos imobiliários considerados mais sólidos de mercado são formados por shoppings, prédios comerciais e de escritórios, galpões logísticos, entre outras coisas. É possível ainda que se invista em universidades e escolas, hotéis e hospitais, entre diversos outros tipos de empreendimentos.

Esta rentabilidade média de fundos poderá ser maior do que o retorno oferecido em aluguel, já que diferentemente de você, que está investindo, o gestor de fundos poderá diversificar os investimentos e ainda ter um desempenho muito melhor.

Quais benefícios para investir em fundos de investimentos?

Ao realizar investimentos em fundos, é possível ter acesso a grandes empreendimentos que se valorizam mais, e não é necessário se preocupar com a locação de imóvel. Existe uma maior facilidade de vender cotas do que um imóvel em si, as cotas de um fundo de investimento poderão ser vendidas a qualquer momento, e você deve receber o dinheiro em até três dias.

O risco de investimento em fundo imobiliário é muito menor do que de alugar seu imóvel, já que desta forma você poderá dividir a vacância, sempre que o imóvel ficar desocupado, com outros cotistas ao fundo. Ou seja, você não irá ganhar nada se seu imóvel para alugar possa ficar desocupado, com isto no fundo você acaba continuando a ganhar em taxa de vacância que cada vez mais aumenta, mesmo que seu retorno seja menor.

Ao investir em um imóvel sozinho, o grande risco de arcar com vacância, com despesas e reformas é 100% seu. Com o fundo, você poderá ser um sócio de um imóvel muito maior, sem ter dinheiro, e ainda divide estes riscos com outras pessoas, o que é interessante.

Além disto os fundos não sofrem desconto de imposto de renda, diferente de aluguel de imóveis. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PUBLICAÇÕES RECOMENDADAS