Saiba como economizar morando sozinho | Finanças - Uey

Saiba como economizar morando sozinho


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Saiba Como Economizar Morando Sozinho

Compartilhe:
Rubem Alves
Publicidade




Saiba como economizar morando sozinho

Se você vive sozinho, ou quer viver sozinho, ter um lugar para morar e chamar de seu oferece uma série de benefícios, além é claro de liberdade, privacidade, não ter a necessidade de dar satisfações para ninguém, além de chamar convidados sempre que achar necessário, entre outras possibilidades. Não interessa se você acabou tomando uma decisão por vontade própria ou mesmo uma necessidade, a grande verdade é que quando você tiver uma casa para chamar de sua e cuidar, irá viver diversas experiências interessantes, e outras bastante trabalhosas, é fato que você precisa ser muito responsável e controlar principalmente seu dinheiro.

De acordo com pesquisas realizadas pelo SPC Brasil, e também a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), pelo menos oito em cada dez pessoas que vivem sozinhas, pelo menos 79% dos entrevistados não se planejam financeiramente antes de dar um passo. E pelo menos 34% das pessoas afirmam que vivem sozinhos e que isto contribui para que elas extrapolem o orçamento. De acordo com o relato de algumas pessoas que moram sozinhas, confira algumas dicas interessantes que podem fazer toda a diferença para quem opta por este estilo de vida.

Situações se você já mora sozinho

Comece sempre se planejando, não há como fugir de um planejamento completo, quando você mora sozinho, afinal de contas as despesas são suas e não há ninguém para lhe ajudar, ou mesmo lembrar de pagar a conta de luz. Fazer planilhas pode ser bonito, mas é fundamental que se tenha o controle da mesma praticamente diário, e se visualize todos os gastos.

Comece avaliando os planos e sonhos que estão estagnados

No dia a dia temos tantas despesas que nem mesmo paramos para avaliar se esta não é a hora de cortar os gastos. Ao morar sozinho, sem compartilhar os valores com alguém, o problema poderá ser ainda maior. Procure avaliar cuidadosamente sua rotina, e assim você irá conseguir economizar e guardar dinheiro para uma viagem que queira fazer e nunca fez.

Publicidade




Tenha a noção de sua realidade financeira

Procure ter sempre em mente um diagnóstico claro de tudo o que você ganha, bem como o quanto é que você gasta. Caso mês passado a sua vida esteja tranquila financeiramente, agora, por algum motivo poderá não estar ok, despesas inesperadas aparecem, e por isso é interessante sentar e alinhar os gastos novamente. A revisão precisa ser feita frequentemente, além de ser realista e constante.

Para quem vai se mudar agora

É a hora de deixar a ansiedade de lado

Sempre que você resolver mudar, vem a cabeça tudo o que irá comprar para a sua casa nova. Seja aquele lindo sofá gigante colorido, os itens de decoração, aquelas panelas caras que há muito tempo você quer. O problema é que tudo fica bem caro, e as suas despesas fixas irão aumentar consideravelmente. Ter a casa bonita e pronta é interessante, mas você pode fazer isso aos poucos e sem pressa.

Invista na reutilização de produtos

É bastante provável que a sua avó, bem como seus pais ou um tio próximo tenha algo de seu interesse, como copos, talheres, cama, toalhas, entre outras coisas. É interessante que você tenha a certeza que para eles os itens não são mais úteis e que para você podem ser.

Fique atento pois suas prioridades de consumo deverão mudar

Sempre que você mora com seus pais, não gasta dinheiro em produtos de limpeza, verduras, legumes, sabonetes, e agora você irá gastar tudo isto, e tudo isto custa caro. Levando isto em conta, é importante encarar uma mudança de padrão de vida, mas sem sofrimentos. As despesas e suas prioridades irão mudar, mas isto não é um problema, é um crescimento.

Publicidade






Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Últimas Publicações