O que são os fundos Multimercado? Como investir
Compartilhe:
O que são os fundos Multimercado? Como investir
Os fundos multimercados unem estratégias de investimento em renda fixa e ativos de renda variável. Assim, eles podem investir em ativos de diferentes mercados, como câmbio, ações, títulos, e também usar derivativos tanto para alavancagem quanto para proteção de portfólio.
A diversificação é uma das regras básicas na hora de investir o seu dinheiro. Para que você possa distribuir os ovos em várias cestas, existe uma série de aplicações diversificadas financeiras, que podem ser realizados, entre elas os fundos multimercados, que são indicados para a diversificação de investimentos.
Para se ter uma ideia do tamanho desta classe de ativos, os fundos de multimercados no Brasil possuem um patrimônio de mais de R$ 654 bilhões de reais, mais de 19% do patrimônio total da indústria de fundos de investimentos conforme os dados divulgados pela Associação Nacional das Entidades dos Mercados Financeiros e Capitais.
Os fundos multimercados são mais complexos do que os fundos de renda fixa ou de DI, bem como os fundos de ações. Conheça algumas características, vantagens e desvantagens bem como riscos dessa classe de ativos.
Como funcionam e o que são os fundos de multimercados?
Indo contra os fundos de uma classe específica, os fundos de multimercados possuem uma liberdade de operar vários tipos de ativos diversificados entre os papéis de renda fixa, as ações de empresas, moedas, derivativos e os investimentos de exterior inclusive. Este tipo de flexibilidade facilita ao gestor dos fundos a montagem de diversas estratégias conforme as mudanças do cenário de economia, ou ainda no mercado financeiro.
Entre a característica versátil, podemos permitir que os fundos venham a atravessar, inclusive, alguns momentos de forte volatilidade dos mercados. Nesta situação a liberdade que for conferida aos gestores poderão trazer um retorno bastante atrativo, e também um alto nível de riscos.
Quais são os tipos de estratégias mais utilizadas?
Por conta de uma grande flexibilidade, os fundos de multimercados são os grandes coringas da indústria de fundos. Eles ainda poderão ser mais conservadores do que alguns tipos de fundos de renda fixa, ou ainda muito mais agressivos do que os fundos de ações. Além disto, a categoria dos multimercados literalmente deverá incluir todo o restante, ou seja, todos os fundos que não se encaixarem nas categorias existentes.
Ao investir em fundos de multimercado, é interessante ficar atento aos tipos de estratégias que a gestora do fundo poderá adotar, pois cada uma das estratégias possuem regras diferentes para a realização desta operação.
O que é a Estratégia Macro?
Este é um tipo de fundo que busca aproveitar todas as oportunidades de ganhos a partir dos movimentos de preços dos ativos existentes de curto prazo.
A Estratégia Long and Short
Este é um tipo de fundo que acaba operando os ativos de renda variável, em especial as ações, com posições que poderão ser compradas e vendidas. Neste tipo de operação, o maior objetivo dos gestores é procurar por retornos pela diferença entre rentabilidade de ações que forem compradas ou vendidas.
Estratégia Trading
Bem diferente do tipo macro, estes fundos buscam aproveitar as oportunidades de ganhos a partir dos movimentos de preços de ativos existentes de curto prazo.
Estratégia de juros e moedas
Levando em conta esta estratégia, os multimercados buscam obter um retorno em longo prazo através de aplicações de ativos de renda fixa, o que permite se operar em moedas estrangeiras, como o dólar, euro, etc. os juros além dos índices de preços. Para este tipo de fundo de investimento, os gestores não precisam realizar alocações de renda variável, como por exemplo ações.
A volatilidade dos fundos multimercados fica entre 5 e 15% ao ano. Por isso é fundamental ficar sempre de olho no mercado para que sempre que necessário se faça um rebalanceamento de portfólio.