Invista No Tesouro Direto Ipca

Invista no Tesouro Direto IPCA

O Tesouro Direto IPCA, em outras palavras, permite aos investidores contarem com uma boa rentabilidade em termos reais, mantendo desta forma o seu poder de compra ao longo do tempo, se protegendo desta forma de flutuações de IPCA, porém não poderá oferecer cupons semestrais de juros para os investidores.

O que é o Tesouro IPCA

O IPCA serve como um título público devidamente emitido no Tesouro Nacional para financiar todas as atividades do governo central, procurando desta forma contrair a dívida pública. No ponto de vista dos investidores, o Tesouro IPCA é um instrumento voltado para o investimento com diversas características, entre elas podemos citar:

Taxas de juros que são somadas ao IPCA entre as datas de liquidação de compra e liquidação de venda, onde o usuário conta com uma rentabilidade real.

Este também é considerado como um título prefixado nos termos reais, ou termos mistos, em termos nominais pois conta com uma parcela de remuneração desconhecida, onde temos o IPCA.

Temos o fluxo de pagamento simples, que é chamado de bullet, sem que conte com o pagamento de cupons semestrais dos juros.

Por não realizar o pagamento dos juros, ele é indicado em fase de acumulação de patrimônio ao contrário dos que pagam por cupons, estes que são largamente indicados para a geração de rendas.

Sobre as características principais do Tesouro Direto IPCA

Entre algumas das principais e mais importantes características do Tesouro Direto IPCA podemos citar algumas particularidades, como por exemplo:

Proporcionar rentabilidade real, superior a rentabilidade de inflação.

O IPCA é muito indicado para os investidores que tenham interesse em uma rentabilidade que seja pós fixada e indexada juntamente ao IPCA.

É indicada para os investidores que tenham interesse em fazer poupança de médio e de longo prazo, inclusive em situações de aposentadoria, bem como compra de casa própria, entre outras situações.

Fluxos simples, onde temos uma aplicação e um resgate diferenciado.

Oferece um maior conforto para os investidores, já que proporcionar um suprimento de preocupação e trabalho necessários para o reinvestimento, além de reduzir quase que por completo os custos de transação.

Outra característica muito importante sobre o Tesouro IPCA é principalmente a formação de preços simplificada com uma metodologia de cálculo facilitada para os investidores com relação ao Tesouro IPCA com Juros Semestrais, o que deverá pagar um cupom de juros semestrais.

Qual a diferença para o Tesouro IPCA com juros semestrais?

São diversos os títulos públicos, em contrapartida, existem especificamente dois títulos públicos que são chamados de Tesouro Ipca+ sendo assim um deles com o pagamento dos cupons juros e outros sem este custo.

O símbolo de + significa uma indicação para os leigos de que a remuneração do título é dada através do Ipca + que serve como uma taxa de juros que é determinada no ato de sua compra. O símbolo de + não possui uma relação estabelecida com o pagamento dos juros semestrais.

O Tesouro IPCA+

Este é um tipo de título que acaba por tratar este artigo, que anteriormente era apontado como Notas do Tesouro Nacional Principal, o sistema possui um fluxo simples com uma aplicação e uma retirada determinados. Os valores nominais deste título são atualizados todos os dias pelo Ipca, e é utilizado um ipca projetado através do mercado para o mês em questão.

Uma forma simplificada de você acompanhar a sua rentabilidade é através da calculadora de Tesouro Direto. Neste simulador você acaba estimando os possíveis ganhos com títulos públicos apesar de haver uma pequena diferença entre os valores simulados e os valores que aparece em seu extrato de custódia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PUBLICAÇÕES RECOMENDADAS