Está inadimplente? Saiba que nem tudo é permitido na cobrança das dívidas | Finanças - Uey

Está inadimplente? Saiba que nem tudo é permitido na cobrança das dívidas


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Está Inadimplente? Saiba Que Nem Tudo é Permitido Na Cobrança Das Dívidas

Compartilhe:
Rubem Alves
Publicidade




Está inadimplente? Saiba que nem tudo é permitido na cobrança das dívidas

É fato que em algum momento de nossas vidas existem limites para a cobrança das dívidas. Os credores não poderão cobrar no ambiente do trabalho, informar sobre débitos aos parentes, aos amigos e aos vizinhos e nem mesmo ligar várias vezes ao dia.

Quem vendeu quer receber e tem todo o direito de realizar as cobranças de dívidas. Mas existem uma série de limites para este tipo de cobrança, o credor é libre para registrar o nome do inadimplente em cadastros do SPC, ou do Serasa, pode enviar cartas de cobrança e até ligar para informar o consumidor sobre a situação de inadimplência.

Quando existe um abuso neste sentido, o que pode-se fazer?

Saiba que nenhum tipo de cobrança poderá ser realizada no ambiente de trabalho a não ser que o credor possa ligar de forma direta no celular dos inadimplentes. Existe, porém, um fato, as ligações não podem ser realizadas múltiplas vezes ao dia.

Os atendentes não podem falar com parentes ou vizinhos sobre dívidas de terceiros, os consumidores não podem ser cobrados em seu horário de descanso, independentemente de ser nos finais de semana, feriados e durante á noite.

Publicidade




Geralmente as empresas que realizam as cobranças de dívidas se aproveitam do desconhecimento do cidadão para passar informações enganosas. Uma informação comum é apontar que seu nome ficará para sempre nos cadastros de restrições de crédito. Outra inverdade é que o salário poderá ser penhorado se não houver a quitação de dívida, isto é tudo mentira, já que ninguém terá o direito de mexer em qualquer tipo de rendimento dos cartões.

Caso a cobrança seja abusiva, com ameaças, coação, constrangimento de forma física ou moral, ou qualquer outra coisa que possa expor o inadimplente, a empresa poderá ter detenção de três meses a um ano para o envolvido e multa.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Últimas Publicações