Entenda melhor o que é o Serasa Score
Compartilhe:
Entenda melhor o que é o Serasa Score
Algumas pessoas que desejam ter acesso a determinados serviços de concessão de créditos podem ter que passar por algumas consultas. Tradicionalmente é verificado se o nome da pessoa está inscrito nos famosos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Mas agora também pode acontecer uma verificação do chamado score de crédito. Este é um termo que ainda pode causar uma certa confusão entre os consumidores, veja abaixo o que é o Serasa Score.
A palavra score pode ser traduzida como pontuação. Portanto, trata-se de uma determinada pontuação que as pessoas vão recebendo de acordo com determinados tipos de operações feitas no dia a dia. Em todos os casos essas pontuações acabam estando diretamente relacionadas com movimentações bancárias e financeiras.
Basicamente o score de uma pessoa pode ir de 0 a 1000 pontos, sendo que quanto mais alta, menor é o risco que a empresa que está concedendo o crédito corre de não receber os valores devido. Quanto mais baixa a pontuação, para o consumidor o risco de ter a concessão de crédito negada é maior. Estamos falando de diversas operações diferentes, desde um simples aumento no limite do cheque especial até de um grande empréstimo ou financiamento.
A consulta do Score pode ser feita individualmente por qualquer pessoa, bastando entrar no site serasaconsumidor.com.br e fornecer o CPF, bem como alguns outros dados para cadastro, caso este seja o primeiro acesso. Feito isso, as pessoas poderão ter acesso a sua pontuação, bem como algumas outras informações interessantes sobre a sua saúde financeira.
Entenda também alguns outros pontos importantes sobre o Serasa Score:
Relação entre notas fiscais e Score
Existe uma informação que começou a circular com força, especialmente nas redes sociais, que afirma o seguinte: colocar o CPF em todas as notas fiscais emitidas ajuda a aumentar o Score. Mas, de acordo com o próprio Serasa, essa informação não procede. A inclusão do CPF nas notas fiscais não faz parte do conjunto de operações analisados para a pontuação do consumidor. Portanto, esse tipo de operação não afeta essa questão.
Financiamentos e score baixo
As empresas costumam liberar mais facilmente determinados produtos financeiros para aquelas pessoas que possuem uma pontuação mais elevada. Mas isso não significa que o consumidor que está com o seu score baixo não vai conseguir ter acesso a um determinado financiamento como via de regra. Vale lembrar que cada instituição conta com seus próprios critérios, e que o score pode ser apenas um deles.
Aumento de score e pagamento de dívidas
Quando os consumidores estão com dívidas em aberto, o seu score acaba caindo. O primeiro passo para começar a ter uma pontuação mais elevada é acertar as contas com todos os credores. Mas é importante que os consumidores tenham alguns cuidados. Diferentemente do que circula em determinadas redes sociais e grupos no Whats, o pagamento das dívidas não aumenta automaticamente o score. A pontuação vai aumentando gradativamente, de acordo com o comportamento que o consumidor terá depois do pagamento das contas.
Histórico financeiro
Outra informação que não procede e que também circula pela internet está relacionada ao fato de que as pessoas que tiveram algum problema mais antigo em relação as suas contas não terão o seu score alto. É importante ressaltar que, da mesma forma como funciona a inscrição dos nomes dos devedores nos órgãos de proteção ao crédito, a avaliação é feita apenas com base nos últimos cinco anos da pessoa.