Dívidas possuem prazo para caducar sim, entenda um pouco mais sobre o assunto
Compartilhe:
Dívidas possuem prazo para caducar sim, entenda um pouco mais sobre o assunto
A situação de ficar endividado é uma realidade e um pesadelo de quase metade da população brasileira. A grande parte dos inadimplentes sofre com cobranças constantes dos devedores com restrições de crédito, e até mesmo uma boa dificuldade para arranjar emprego.
O que as pessoas não sabem, é que todas as dívidas possuem prazo para prescrever, e cada tipo de débito possui um prazo máximo de ser cobrado, depois disto, o credor não possui mais a possibilidade de cobrar a dívida nem mesmo judicialmente.
Porque existe esta situação?
Esta é uma situação que existe devido ao Código Civil, já que a ideia geral é que após um determinado prazo sem cobrança, pode-se dizer que o credor não tem mais interesse em receber.
Os credores e devedores possuem direitos e deveres, caso o credor não faça valer seu direito de receber, não poderá cobrar a dívida depois de sua prescrição.
Mesmo depois da mesma, o consumidor pode escolher pagar a dívida por uma iniciativa própria, por uma questão de boa fé.
Uma empresa negativar o nome da pessoa pela segunda vez pela mesma dívida é ilegal, e os consumidores devem ficar no máximo cinco anos nos cadastros de proteção de crédito.
Caso a dívida tenha prescrito, o nome deverá ser automaticamente retirado da lista, e o consumidor não tem a obrigação de realizar o pagamento. Caso isto ocorra, o prejudicado poderá entrar com uma ação judicial contra a empresa credora.
O recebimento de ligações após ter negociado dívidas também é algo prejudicial e que não pode acontecer. Inclusive em ações judiciais esta é uma situação que pode ocorrer e ser utilizada como argumento para negociação ou para perdão de dívidas.