Dicas para começar a investir dinheiro aos 20 anos | Finanças - Uey

Dicas para começar a investir dinheiro aos 20 anos


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Dicas Para Começar A Investir Dinheiro Aos 20 Anos

Compartilhe:
Rubem Alves
Publicidade




Dicas para começar a investir dinheiro aos 20 anos

O jovem possui 20 anos de idade, e pensa em economizar dinheiro para o futuro. Está sempre juntando dinheiro, mas gostaria de começar a investir e ver o dinheiro render. O que seria recomendado nesta situação?

São muitos os fatores culturais e a falta de educação financeira em nosso ensino básico fazem com que muitos de nós entendam que investir não apenas vale a pena quando temos muito dinheiro, mas isso não é uma verdade. Sempre costumamos procrastinar para investir pela primeira vez, mas poderíamos começar desde muito antes.

Assim como trabalhamos muito para ganhar dinheiro, este dinheiro também poderá trabalhar para nós, através de taxas de juros compostos de investimentos. Sempre trabalhando juntos, nós e nosso dinheiro podem multiplicar o patrimônio de forma muito mais rápida. A partir disto, pequenas diferenças de taxas de retorno ao mês poderão se transformar em diferenças depois de um longo período de investimentos.

Começar a investir o quanto antes é uma boa solução

Comece a investir o quanto antes, mas é fundamental ter claro os objetivos com este investimento. Caso você queira formar uma reserva financeira disponível para utilizar a qualquer hora ou ainda realizar algum sonho em curto prazo, uma boa pedida é investir no tesouro direto, nos cdbs ou mesmo fundos de renda fixa. Essas aplicações financeiras de baixo risco poderão oferecer taxas de retorno bem maiores do que as poupanças.

Publicidade




Caso você consiga juntar um montante maior para investir, uma boa sugestão é diversificar sua carteira de investimentos e aplicar uma parte do dinheiro em fundos de multimercados. Levando em conta que você é jovem, e pode se expor mais a riscos, quanto maiores forem os riscos, maiores serão as taxas de retorno.

Por ter um pouco mais de tempo, vale a pena contratar um profissional especializado para o ajudar a investir seu patrimônio conforme a sua necessidade e o seu perfil de exposição aos riscos.

Antes de investir procure determinar seus objetivos

Para que possamos fazer algo, o mais interessante é contarmos com uma motivação, não é verdade? Para isto procure pegar uma folha de papel e uma caneta e comece a escrever todas as coisas que você quer conquistar em sua vida, afinal de contas é para isto que você está investindo dinheiro.

Aos poucos pense no horizonte de um ano, depois de 5 e vá aumentando até chegar em sua aposentadoria. Seja lá o que você quiser, mas que não tenha dinheiro para fazer agora, e isto deverá entrar em sua lista.

Publicidade




Entenda os variados tipos de investimentos

O conhecimento sem dúvida alguma é o poder, por este motivo é muito importante entender os diversos tipos de investimentos conforme o risco que seu dinheiro deverá correr, se será conservador, moderado ou mesmo arriscado.

Os investimentos conservadores envolvem sistemas de renda fixa, poupança, CDB de bancos, fundos indexados ao CDI, entre outras coisas.

Os investimentos moderados, envolvem fundos que tentam superar a rentabilidade do CDI, bem como fundos imobiliários com bons imóveis.

Já os investimentos arriscados envolvem as ações, as opções, os fundos que buscam superar o ibovespa e fundos imobiliários com imóveis não tão bons assim.

Publicidade




Seja sempre fiel aos seus objetivos

Depois de começar a investir, é comum que muitas pessoas possam ficar animadas e se esqueçam de tudo o que as levou a investir em primeiro lugar.

Por mais que os investimentos arriscados deem um maior retorno do que os mais conservadores, procure não cair na tentação de colocar mais do que você deve nos investimentos.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Últimas Publicações