O Que São Os Fundos Multimercado? Como Investir

Dicas de quando vender suas ações

Caso você invista em ações, procure se lembrar que quando comprou papéis de uma companhia, acabou por adquirir uma parte dela, se tornando um dos seus sócios minoritários. Por este motivo, é fundamental saber a hora correta de vender suas ações, para que não caia na cilada de desfazer-se de um ativo antes da hora ou mesmo tarde demais e perder dinheiro com isto.

Para que você evite que isto aconteça, especialistas em análises técnicas, apontam algumas questões que devem ser levadas em conta antes de realizar a venda de suas ações.

Porque deverei vender minhas ações?

São dois cenários onde os investidores precisam pensar em se desfazer das suas ações, um deles é quando as ações acabam atingindo seu target, ou seja, os valores de ações alcançam os valores estipulado de forma prévia, se a operação evoluir de forma positiva, e outro é justamente o oposto, o que significa que quando a operação se torna negativa, poderá gerar um prejuízo, levando desta forma o investidor a administrar todas as suas perdas. É fundamental entender qual o motivo de decisão desta venda.

É fundamental que antes de vender a ação, se avalie se a premissa assumida na hora da compra foi cumprida. Os objetivos traçados anteriormente deverão ser seguidos, ou seja, se todos os ativos foram devidamente comprados para o longo prazo, além disto não devem ser vendidos em curto, mas se foi comprado para um curto prazo ou para o day trade, esta história já é diferente.

Um planejamento prévio deve ser realizado sempre que se pretende vender as ações, sem mudar as estratégias no meio do caminho. Caso a ideia seja ficar com as ações por muito tempo, um investimento de longo prazo não é correto se desfazer delas apenas porque contaram com uma alta de 10% por exemplo. A mesma situação ocorre junto ao investidor que pretendia fazer o chamado Day Trade, mas que não vendeu suas ações pois elas caíram muito neste dia, por isso procure seguir a sua estratégia.

A hora de vender minhas ações é agora? Estou no timing correto?

Conforme especialistas no assunto, conseguir um timing correto na hora de comercializar as ações é algo fundamental a ser realizado. Os investidores precisam se questionar se realmente este é o momento correto de tomar decisões, e de acordo com ele isto poderá ser respondido de muitas formas.

Para que se consiga a resposta a sua pergunta, os investidores precisam analisar diversos fatores, como se a companhia que ele possui ações divulgou o seu balanço há pouco tempo, e se sim qual foi o resultado obtido. Outra alternativa interessante é a proximidade de divulgação de resultados da empresa.

A partir de uma estratégia de venda feita de forma correta, você poderá saber a hora correta de vender seus papéis, e isto também poderá lhe privar de fortes surpresas. A análise do cenário e acertar o timing é algo muito importante, este aspecto na hora da venda é tão importante quanto os motivos de compra, infelizmente isto ocorre de forma pouco estruturada por investidores.

A ganância durante o processo poderá atrapalhar

No mercado de ações é comum que os investidores se deixem levar por emoções, e com isto se uma ação começa a se valorizar, são grandes as chances de a ganância tomar conta de nossa mente, e por isso, uma operação positiva poderá se tornar ao final das contas um grande prejuízo.

Tudo isto acontece devido a dificuldade de sair da operação no ponto adequado, para determinar o target de saída de uma operação positiva, se deve levar em conta os prazos de investimento, mas um percentual deverá sempre ser planejado mesmo para alternativas de longo prazo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PUBLICAÇÕES RECOMENDADAS