Conheça Os Perigos De Contratar Empresas Para Limpar O Nome Sujo

Conheça os perigos de contratar empresas para limpar o nome sujo

Existe um grande aumento da inadimplência no Brasil, com isto os balcões de cadastro de negativados viraram um verdadeiro território para empresas golpistas. Estando de olho em mais de 60 milhões de brasileiros com nome sujo na praça, as empresas prometem inclusive limpar o nome cobrando uma taxa, mas acabam sumindo com o dinheiro para realizar este serviço.

Sem pagar a dívida, não existe milagres, não é possível limpar o nome sem realizar este processo, é o que dizem os especialistas. Mas as ofertas tentadoras existem, o consumidor vai até um balcão de atendimento de Serasa, para consultar as dívidas e é abordado por diversas pessoas que entregam folhetos.

Existem muitas empresas sérias que oferecem este serviço como um facilitador, mas que não é algo indicado. Caso o consumidor estiver em uma situação financeira complicada, não precisa gastar o dinheiro com algo que pode inclusive conseguir de graça.

Que cuidados deve-se ter neste sentido?

Antes de buscar um intermediário, os consumidores precisam saber corretamente que não é necessário gastar um centavo sequer para tirar o nome do cadastro dos negativados. Em postos de atendimento, a consulta para quem é credor e o tamanho de sua dívida é algo gratuito. Na internet somente o SPC Brasil cobra por esta consulta.

Pesquisas realizadas recentemente mostram que uma metade das pessoas que contrataram empresas para limpar o nome não obtiveram sucesso. Conforme os levantamentos ao menos 9,9% de consumidores inadimplentes ou mesmo que estiveram neste tipo de situação nos últimos 12 meses contratam companhias para este tipo de trabalho.

Entre eles pelo menos 50% não conseguem tirar o nome do cadastro de negativados. Além disto, entre os que continuaram com restrições, menos de três em cada dez pessoas, conseguem recuperar o dinheiro que é investido.

Conheça alguns golpes que são frequentemente aplicados

São muitas as formas de identificar algum tipo de golpe para limpar o nome. Além disto, alguém se ofereceu para tirar o nome da lista de negativados sem pagar a dívida? Pois saiba que isto é golpe, é nestes casos que a empresa acaba cobrando um valor pelo serviço, mas desaparece depois de pagar a primeira parcela. Caso uma empresa que não seja credora ofereça um abatimento e peça pagamentos antecipados, recuse a oferta.

Saiba que o credor não é obrigado a negociar a dívida, apesar disto as empresas estão abertas á negociação nos momentos de crise, mas não são obrigadas para dar desconto em juros ou ainda dívidas.

Algumas empresas oferecem a utilização de logins e senhas de sistemas de proteção para retirar o nome de cadastro, isto é mais do que golpe, é um crime. Para este tipo de proposta, encaminhada via e-mail, saiba que a empresa explica que com estes logins e senhas é possível excluir as restrições sem a devida solicitação de empresas credoras.

Algumas empresas oferecem ainda alteração de datas que a dívida é colocada no sistema em mais de cinco anos, o prazo legal para que toda a sua dívida expire, isso também ocorre de forma bastante ilegal.

Existem também escritórios de advocacia que acabam por cobrar para entrar em liminares na justiça para remover o nome dos consumidores do cadastro negativo. Apesar disto, especialistas no assunto apontam que o consumidor volta a ter seu nome sujo quando a liminar acaba caindo. Por isso a melhor alternativa é sempre negociar e visualizar a melhor possibilidade de pagar a dívida junto ao seu credor de negócios.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PUBLICAÇÕES RECOMENDADAS