Como pagar dívidas com cartão de crédito?
Compartilhe:
Como pagar dívidas com cartão de crédito?
Vejamos a seguinte situação, você gastou algo em torno de 4 mil reais em cartões de crédito para resolver um problema familiar urgente, e não possui recursos para quitar a sua dívida. Possui um mês para pagar a fatura, será possível renegociar o seu débito? Como é possível solucionarmos esta situação?
O que fazer nestes casos?
Para começar, é possível tomar um empréstimo no mercado, com taxas de juros mais baixas, para que possa quitar o valor total da dívida do cartão, e ainda passar a pagar as prestações deste novo compromisso financeiro. Desta forma será possível conseguir diminuir os valores de taxas, e você ainda terá menos despesas com débitos.
Outra forma interessante de resolver este problema, é entrar em contato com a administradora do cartão e parcelar a sua dívida. Na segunda alternativa, o juro que será cobrado normalmente é maior do que o dos empréstimos, estes que são oferecidos por bancos e financeiras em modalidades diversas, entre elas crédito consignado e crédito pessoal. Os limites de seu cartão de crédito ficarão suspensos até o momento que você conseguir quitar a sua dívida.
É fato que a primeira alternativa é a melhor a ser seguida, mas você precisa principalmente controlar a utilização do cartão durante o período de pagamento de parcelas do novo empréstimo. Este é um cuidado que irá evitar que seu pagamento de prestação, em conjunto com o da fatura de seu cartão vire uma grande bola de neve, e provoque um verdadeiro descontrole financeiro.
Tenha sempre tudo sobre controle
Se a sua meta é ficar em paz com as finanças, não existe nada melhor do que começar o ano fazendo um bom orçamento. O registro de despesas e receitas é o ponto de partida para qualquer tipo de projeto financeiro, seja ele para alcançar o primeiro milhão, ou ainda comprar seu imóvel, ou até mesmo sair do vermelho.
Existem diversas ferramentas no mercado para que você possa controlar o seu orçamento pessoal. Com isto temos aplicativos, sites, planilhas de Excel e até mesmo livros que podem agradar desde os mais conectados até mesmo os que preferem fazer suas anotações em papel.
Para se organizar comece a colocar todas as contas no papel
Apenas desta forma você irá saber corretamente qual o valor de sua dívida, o quanto que paga de juros e qual a parcela que realmente deverá caber em seu orçamento mensal. Além disto, sabendo corretamente o valor que pode pagar por mês, você poderá ter mais segurança para a negociação das suas dívidas. Não é necessário justificar o porque está devendo, o simples interesse em quitar a sua dívida já é um grande ponto ao seu favor.
Questione sobre o Custo Efetivo Total da sua dívida de cartão de crédito.
Este é um custo diversificado que mostra o valor total que você precisa pagar, este que deverá vir com juros, taxas e impostos que deverão ser cobrados. O fornecimento deste tipo de informação será algo obrigatório. Além disto, procure sempre que possível preferir por negociar uma parcela que não aumente com o tempo, de nada adianta continuar pagando apenas a taxa mínima do cartão, já que você praticamente irá quitar os juros da administradora e seu débito não irá diminuir.
Caso a proposta não seja o que você espera, não aceite a primeira
Esta é a grande vantagem da negociação, a barganha, por isso tentar achar uma boa solução que seja interessante para ambas as partes. Afinal de contas, se o novo valor não couber em seu bolso, você poderá se complicar por outras vezes.