Como melhorar as finanças de uma microempresa
Compartilhe:
Como melhorar as finanças de uma microempresa
Saiba como melhorar as finanças, por menor que seja a empresa, e não basta apenas entender do que você comercializa ou o serviço que estiver interessado em prestar. É fundamental que se saiba de gestão e finanças do seu negócio, acompanhar todas as situações, e contar com todos os subsídios para tomar as suas decisões. Ainda mais se você tiver uma micro ou pequena empresa para atuação.
Caso você conte com este tipo de negócio, é interessante prestar atenção aos números da empresa, do contrário as suas decisões poderão estar facilmente equivocadas e comprometer de vez o futuro do seu negócio.
Sempre que entra em caixa algum valor, o quanto fatura, o controle de pagamentos e recebimentos. Este processo deverá ajudar a planejar de forma financeira as ações da empresa em curto, médio e a longo prazo.
Veja algumas dicas de finanças fundamentais para as micro e pequenas empresas:
Comece pelo básico
Vamos partir de uma ideia de que você sabe o básico, manter sempre separada a sua conta pessoal de sua conta da empresa, e ainda manter ambas bem organizadas. Outro ponto muito importante e fundamental é procurar fazer sempre os registros diários de contas a pagar e a receber, seja por planilhas, ou ainda um sistema de controle financeiro.
Tenha educação financeira
Caso as suas contas pessoais não estejam em ordem, dificilmente as contas da sua empresa irão estar. Logo, após isto, mesmo antes de abrir a empresa, é interessante se certificar de que você poderá manter as contas e os seus compromissos todos em dia, existem muitos artigos na internet que falam sobre capital de giro, que devem ser acessados para você entender um pouco melhor sobre o assunto.
Tenha sempre seu pró-labore levado a sério
Procure remunerar os sócios e os gerentes de empresa de forma correta, sempre procurando buscar profissionalizar a atuação dos mesmos, além disto, jamais misture finanças dos gestores com as finanças da empresa. Este tipo de separação é fundamental para não comprometer ou mascarar possíveis resultados do seu negócio.
Procure acompanhar os DREs
Procure contar sempre com as DREs – Demonstração dos Resultados do Exercício completas e regulares, já que isto será algo crucial para que você possa conhecer a situação real do seu negócio. A partir desta análise, você poderá contar com elementos para planejar de forma correta os investimentos do seu negócio, sem que possa afetar as suas operações diárias e que ocorrerem em curto prazo.
Estude sempre que possível termos e conceitos financeiros
Procure saber de forma correta o que é o lucro, o faturamento, a receita e a despesa, e como está a sua empresa em função dos termos e conceitos determinados. Procure se familiarizar também com termos técnicos como o capital de giro e os pontos de equilíbrio. Desta forma eles poderão fazer você conhecer melhor a sua empresa e normas bem como características de mercado.
Procure correr riscos, mas sempre com sabedoria
O crescimento, e ter sucesso em seu negócio, muitas vezes é uma questão de apostas. Isto inclui correr alguns riscos, por isso, procure fazer tudo isto com uma boa informação e consciência, sabendo assim dos cenários possíveis, e se precaver contra os possíveis revezes ou problemas que podem ocorrer.
Acabe de vez com as suas dívidas
Caso existam dívidas, é interessante que você visualize se seus lucros possuem a capacidade de sanar as mesmas. Caso não sejam, procure medir o custo de cada uma das dívidas, e os riscos de não pagar as mesmas. Procure sempre que possível ter em mente que uma dívida poderá gerar outra ainda maior, e fique atento as várias alternativas para quitar estes valores.